quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quatro livros essenciais


Há quatro livros que não podem faltar na biblioteca de alguém interessado na História de Engenharia Elétrica. Eles estão listados abaixo.


Oliver Heaviside, de Paul Nahin, é uma obra prima. Com a história da vida deste extraordinário indivíduo, Nahin conta a história dos desenvolvimentos do eletromagnetismo e da telegrafia no último quarto do século XIX. Um trabalho acadêmico de primeira ordem. Embora Nahin seja um engenheiro eletricista, nenhum historiador profissional faria melhor o que ele fez tão bem. É um longo livro, que vale por um curso completo dos primórdios da Engenharia Elétrica.

  
A history of the theories of aether and electricity, de Sir Edmund Whittaker é uma completa história das concepções dos homens que criaram a ciência da eletricidade e muito mais. É um livro que interessa um leitor mais avançado e que não se intimida com a física teórica e a teoria matemática que a acompanha.



   
The Cable, de Gillian Cookson, é um livro escrito para o leigo e se lê com muito gosto, com a um romance. Traz a história dos lançamentos dos dois primeiros cabos telegráficos transatlânticos (o de 1858 e o de 1866), com todos os detalhes financeiros, políticos e técnicos envolvidos. É livro para se ler de uma só vez.



The Maxwellians, de Bruce J. Hunt, conta a história do eletromagnetismo a partir da relação de três cientistas: Oliver Heaviside, Oliver Lodge e George FitzGerald. Heaviside e FitzGerald foram físico-matemáticos de grande expressão e Lodge um físico experimental de primeira linha. Eles se relacionaram de aproximadamente 1875 a 1900 de modo intenso e se influenciaram de forma substancial. Deles é a formulação das equações de Maxwell como nós as conhecemos e deles são as concepções de onda eletromagnética que acabaram prevalecendo. Este livro foi por mim traduzido e sua publicação, pela Editora da UFMG, está programada para ainda este semestre. O título será “Os Seguidores de Maxwell”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário